O primeiro jogo da história

O primeiro jogo da história

Fundado em maio de 1928, o Internacional de Santa Maria entrou oficialmente em campo pela primeira vez no dia 19 de agosto de 1928, em uma partida que ficou conhecida como o “baptismo sportivo” do clube. O adversário foi o Militar Foot-Ball Club, que atuou como “paraninfo” da estreia colorada.

Na época, os registros sobre os primeiros anos do clube eram bastante escassos. O jornal Diário do Interior, principal veículo da cidade, noticiava os jogos com menos frequência, dando prioridade às atividades do Riograndense Foot-Ball Club, então a principal potência do futebol local e estadual.

Ainda assim, a edição do jornal no próprio dia do jogo, 19 de agosto de 1928, trouxe o anúncio da estreia:

“Tendo o S. C. Internacional desta cidade convidado o Militar Foot-Ball Club para ser o seu paranympho no baptismo sportivo do mesmo, deverá realizar-se hoje o encontro das duas 1ᵃs equipes, em disputa do ‘match’ que marcará o início das pugnas sportivas que terá de enfrentar esse novel conjunto em prol do desenvolvimento do sport desta terra.”

O jogo aconteceu no campo do Militar, na Praça Júlio de Castilhos, e foi acompanhado por um bom público. Para abrilhantar a cerimônia, houve presença da banda do 1º Regimento da Brigada Militar.

Um evento que foi além do futebol

A estreia não foi apenas uma partida de futebol, mas um evento social, com direito a cerimônia de batismo simbólico. Os padrinhos do Inter foram o Tenente Ignácio Hemeterio Soares e a Srta. Ângela Gomes.

Durante a cerimônia, houve discursos por parte do representante do Militar, Leôncio Bernardo dos Santos, e também do representante do Internacional, Francisco Callage, que destacou a importância do esporte para o desenvolvimento da cidade.

O Resultado do Primeiro Jogo

Após a partida preliminar entre os segundos quadros — que terminou com vitória do Militar por 2 a 1 —, veio o jogo principal.

Em um confronto bastante disputado, o Internacional acabou derrotado pelo Militar pelo placar de 2 a 0. Apesar do revés, a atuação foi bastante elogiada pelo entusiasmo e pela organização do jovem clube.

O Diário do Interior, na edição de 21 de agosto de 1928, registrou:

“O Internacional, apesar de ser uma sociedade que ora entra nas lides desportivas, promete, dado o entusiasmo com que se apresentou em sua estréia, ser para o futuro um forte concorrente às provas de tão apreciado sport que se desenrolarem em Santa Maria.”

Memória que atravessa gerações

Esse foi apenas o primeiro capítulo de uma história que atravessa quase um século, cheia de paixão, desafios, conquistas e amor pelo futebol santa-mariense.

Texto baseado no Almanaque dos 80 Anos do Inter-SM, de autoria de Cândido Otto da Luz.