Ao longo da história, alguns símbolos já foram associados como mascotes do Internacional de Santa Maria, como a Formiga, e o Coração, uma referência direta a Santa Maria, conhecida como o Coração do Rio Grande.
No entanto, por se tratar de um clube do interior, com uma história rica mas marcada pela escassez de registros oficiais, não foi possível encontrar documentos ou materiais que confirmem oficialmente esses mascotes de forma institucionalizada.
Em 2011, foi lançado o novo mascote Alvirrubro, que se tornou símbolo do clube desde então e é uma marca registrada em vídeos virais na internet. De acordo com o cartunista Byrata, em seu blog pessoal, a ideia do dinossauro foi apresentada em referência ao fato da cidade de Santa Maria ser um berço de fósseis de animais pré-históricos.
Em sua apresentação, Byrata utilizou como referência para a construção do Dino Rubro, o Staurikosaurus Pricei, que teve um fóssil recuperado a partir do Sítio Paleontológico Jazigo Cinco da Formação Santa Maria, como podemos ver nas imagens abaixo. Note a utilização do termo “Coloradino”, que nos dias de hoje, dificilmente seria aceito, tendo em vista a busca pela identidade única do clube, tentando se distanciar do clube homônimo da capital gaúcha.




Fonte: Blog do Byrata

A ideia do dinossauro se manteve presente, mas no fim das contas, o mascote oficial lançado ficou por conta da empresa F2F Propaganda, de Porto Alegre, que acabou utilizando uma imagem mais padrão que vem a mente das pessoas ao imaginar um dinossauro.