Livro lançado em 2006, que retrata jogos com detalhes, entrevistas, estatísticas e fotos da campanha histórica do clube, quando se tornou Campeão do Interior em 1981, enfrentando de igual para igual as maiores potências do Estado.
Registros do Futebol Santa-Mariense - Vol. 1
Candido Otto da Luz
Publicado em 1994, o livro conta detalhes da vida de Waldemar Rodrigues Martins, o Oreco. Revelado pelo Inter de Santa Maria, ele também fez história em clubes como o Internacional de Porto Alegre e o Corinthians, além de ter integrado o elenco da Seleção Brasileira na conquista da primeira Copa do Mundo, em 1958.
Registros do Futebol Santa-Mariense - Vol. 2
Candido Otto da Luz
Neste segundo volume sobre a história do futebol em Santa Maria (RS), o pesquisador Otto Cândido da Luz apresenta os principais jogos e conquistas do Inter de Santa Maria, do Riograndense e Guarany Atlântico, além das fichas dos primeiros 100 confrontos do Rio-Nal, ocorridos entre 1933 e 1953.
Registros do Futebol Santa-Mariense - Vol. 3
Candido Otto da Luz
Neste terceiro volume da saga do futebol de Santa Maria (RS), temos as campanhas do Inter nas Taças de Prata de 1981 e 1984 e na Taça de Ouro de 1982; a conquista do Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão em 1981 e o retorno à elite; e a segunda parte das fichas dos RioNais (1953-2004).
E.C. Internacional | Almanaque dos 80 Anos
Candido Otto da Luz
O livro com o maior número de informações sobre a história do Inter de Santa Maria. Lançado em comemoração aos 80 anos do clube, reúne inúmeros detalhes de jogos, fotos, escalações, estatísticas e curiosidades. É a principal base para a construção deste site.
O Time dos Sonhos do Inter-SM | Parte 1
Candido Otto da Luz
Neste primeiro volume, Candido monta os 11 ideais da historia do Alvirrubro.
O Time dos Sonhos do Inter-SM | Parte 2
Candido Otto da Luz
Neste volume Candido Otto da Luz rende homenagens a Donga, ou melhor, a Luiz Alberto Salenave, um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisa do Internacional de Santa Maria, aliás, muitas vezes como capitão.
Torcida Organizada Maré Vermelha
Eduardo Bortolotti
Nascido através do Trabalho de Conclusão de Curso de Eduardo Bortolotti e selecionado no projeto da Prefeitura Municipal para se tornar um livro, Eduardo conta a história da Torcida Maré Vermelha, uma torcida assumidamente gay que acompanhou o clube do Inter-SM na década mais vitoriosa do clube, sendo um símbolo de resistência em meio a uma ditadura.
Pé-frio: futebol e neve no Brasil
Henrique Porto
Neste livro, Henrique Porto conta histórias de jogos que aconteceram no Brasil sob condições de neve. E o Inter de Santa Maria marca presença. Em 1975, em uma partida noturna e sob forte nevasca, o Inter-SM acabou derrotado pela equipe do Juventude, em Caxias do Sul.